'Celebra-se o Dia Mundial
da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona'
[Data Venia] Jornal O Autarca: Cidade da Beira - 'Moussambique' - sudeste de África.
– Celebra-se esta segunda-feira, o 5 de Maio – Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. O 5 de Maio foi oficialmente estabelecido em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma organização intergovernamental que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa", um reconhecimento global de uma língua que é falada em 10 países e 4 continentes, actualmente por FRASE DO DIA: mais de 280 milhões de pessoas, com previsão de passar a ser falada por 400 milhões de indivíduos em 2050 e em 2100 por 500 milhões de falantes em todo o mundo.
O Português tornou-se não só património de Portugal, mas um pouco do mundo inteiro, pela sua presença além fronteiras, uma língua com uma dimensão escrita e falada que se tem adaptado e incorporado em múltiplos territórios e culturas onde tem evoluído. Parabéns falantes da língua Portuguesa!■
O Autarca – Jornal Independente, Segunda-feira – 05/05/25, Edição nº 5025 – Página 02/06.
Brasil e Portugal iniciam grupo de trabalho
para ampliar impacto do português [idioma] no mundo
Em 5 de Maio, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Apesar de a data ter sido aprovada na 40ª Sessão da Conferência Geral da agência da ONU, em 2019, a primeira celebração ocorreu em 2020, e teve que ocorrer de forma virtual por causa da pandemia da Covid19, naquele ano.
Portanto, esta é o quinto aniversário do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Guimarães Rosa e Camões em parceria O Instituto Guimarães Rosa (IGR) foi criado em 2022, pelo Brasil, exactamente 30 anos após a fundação do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua que é gerido por Portugal.
Ao todo, o instituto brasileiro tem mais de 40 leitorados e 24 unidades em quatro continentes. De Brasília, o Director do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antonio Nakata, falou dos esforços para promover a língua comum com a formação de um grupo de trabalho das diplomacias de Brasil e Portugal.
“Por exemplo, para citar um projecto concreto que estamos fazendo junto com o Instituto Camões, nós devemos fazer uma colaboração com eles em espaços que um ou outro não tenha uma actuação muito forte. Por exemplo, na Ásia, normalmente, o Instituto Camões tem espaços físicos mais importantes do que o Instituto Guimarães Rosa. As unidades nossas são mais discretas no continente asiático. No continente sul-americano, por outro lado, o Instituto Guimarães Rosa é mais presente e tem inclusive unidades muito importantes. Nós temos auditório para fazer apresentações musicais etc e o Instituto Camões não tem”.
União Europeia e União Africana
Idioma oficial de 10 países e territórios com uma população de mais de 280 milhões de pessoas, o português é considerado a quinta ou sexta língua mais falada do mundo. Está presente em várias organizações internacionais e regionais como língua oficial incluindo a União Africana, a União Europeia, o Mercosul e outros.
O Director do Instituto Guimarães Rosa contou que o objectivo do Brasil é unir forças com Portugal para aumentar a presença do português na ONU no papel de língua oficial. “O primeiro passo que vamos tomar com relação a isso é a criação de um grupo de trabalho que vai envolver, evidentemente, diversos segmentos das Chancelarias Portuguesa e Brasileira. Uma das áreas é a área cultural então tanto o Instituto Camões como o Guimarães Rosa estarão envolvidos. Mas também vamos envolver a área geográfica de Portugal e Brasil. Nós vamos envolver a Divisão de Nações Unidas de ambas as Chancelarias. E vamos envolver também as de legações permanentes do Brasil e de Portugal nas Nações Unidas”.
Com as Grandes Navegações, no século 15, a língua de Portugal passou pelos quatro cantos do mundo. É considerada a primeira a ser globalizada. Hoje, ela é também a primeira ou segunda língua das diásporas lusófonas espalhadas por países como África do Sul, Estados Unidos, França, Japão e Luxemburgo. Ao comentar a chegada do quinto aniversário do Dia Mundial pela Unesco, o Diretor do Instituto Guimarães Rosa diz que vale a pena aprender o idioma. “Com o conhecimento do português, você vai ter um conhecimento muito amplo da cultura brasileira, da cultura portuguesa e de todos os países de língua portuguesa na África. Então, eu acho que a pessoa só teria a ganhar ao aprender o português.”
Marco Antonio Nakata
Diretor do Guimarães Rosa falou dos esforços para promover a língua comum com a formação de um grupo de trabalho das diplomacias de Portugal e do Brasil.
O Dia da Língua Portuguesa, em 5 de Maio, foi criado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2009 e passou a Dia Mundial após a resolução da Unesco, 10 anos depois, em 2019.■